Apostolado da Oração - 175 anos de fundação
Para comemorar os 175 anos de fundação do Apostolado da Oração, recentemente entitulado Rede Mundial de Oração pelo Papa, ocorridos nesta sexta-feira 29/06, a imagem do Sagrado Coração de Jesus está percorrendo as regiões pastorais da Diocese de Jundiaí, em peregrinação.
O itinerário começou no dia 7 de junho na capela da Cúria Diocesana com uma pequena celebração com a participação do funcionários e seguiu para a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Louveira, para a Missa oficial de abertura.
A programação da peregrinação está dividida por regiões que organizam as celebrações de acordo com a realidade local. Pelo calendário diocesano do Sagrado Coração, a Peregrinação da imagem do Sagrado Coração de Jesus na Região Pastoral 10 – Santana do Parnaíba/Pirapora do Bom Jesus será no período de 17 a 30.
O Apostolado da Oração nasceu numa casa de estudos da Companhia de Jesus, na França. O padre Francisco Xavier Guatrelet explicou como orações e sacrifícios poderiam levar preciosíssimo auxílio aos que já trabalham na Seara do Senhor.
As ideias propostas deram origem ao Apostolado da Oração, que se tornou conhecido em toda a França e, em seguida, às outras nações.
O padre Henrique Raviere foi o grande organizador do Apostolado da Oração e publicou um livro intitulado “O Apostolado da Oração, Santa liga de corações cristãos unidos ao coração de Jesus”. E em seguida criou uma revista mensal “Mensageiro do Coração de Jesus”.
No Brasil, o primeiro centro do Apostolado da Oração foi fundado em 30 de junho de 1867 em Recife. O padre Bartolomeu Taddei em 1871 fundou outros centros em nível diocesano e nacional.
Foi nomeado Diretor Nacional e estendeu a todos os estados, de tal forma que o Cardeal D. Sebastião Leme pode afirmar que “o crescimento espiritual do Brasil é obra do Apostolado da Oração”.
O Primeiro Congresso Católico Brasileiro foi celebrado em 1900 na Bahia, completado em São Paulo e Rio de Janeiro. Esses Congressos prepararam o caminho para a Ação Católica e Ação Social em nosso país.
O Apostolado da Oração revitalizou a prática da Religião tanto individualmente, como nas famílias com a Entronização do quadro ou imagem do Sagrado Coração de Jesus. A consagração do nosso país foi realizada oficialmente por ocasião do 36° Congresso Eucarístico Internacional, celebrado em 1955 no Rio de Janeiro.
Na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus celebrada ontem às 19h na nossa Paróquia, que conta com 80 membros, tivemos 14 que “trocaram” a fita e 7 membros que receberam a fita de pertença, todos firmando este compromisso especial.
“Trata-se de uma missão de compaixão pelo mundo, podemos dizer, um ‘caminho do coração’, ou seja, um itinerário orante que transforma a vida das pessoas. O coração de Cristo é tão grande que deseja acolher-nos todos na revolução da ternura”, frisou Francisco, acrescentado que “somos chamados a ser testemunhas e mensageiros da misericórdia de Deus, para oferecer ao mundo uma perspectiva de luz onde há trevas, de esperança onde reina o desespero, de salvação onde abunda o pecado”. (Papa Francisco, audiência na Sala Paulo VI, no Vaticano, ao meio-dia desta sexta-feira 28/06).
Fonte: Pascom - fonte Vatican News, Site Diocese Jundiai e Coordenação do AO Paroquia
Data: 29/06/2019
Horários de Missas:
Terça a sexta-feira, 19h | Sábado, 18h | Domingo, 9h, 11h e 18h.
Av. Bom Pastor, 500 | Alphaville - Santana de Parnaíba - SP
Contato: (11) 4153.1114 | bompastor@interair.com.br
Secretaria:
Terça a sexta-feira, 14h às 18h | sábado: 8:30h às 12h