Batismo

O Batismo constitui o nascimento para a vida nova em Cristo. Segundo a vontade do Senhor; ele é necessário para a salvação, como a própria Igreja, na qual o Batismo introduz. O fruto do Batismo ou graça batismal é uma realidade rica que inclui: a remissão do pecado original e de todos os pecados pessoais; o renascimento para uma vida nova, pela qual o homem se torna filho adotivo do Pai, membro de Cristo, templo do Espírito Santo. Por esse fato, o batizado é incorporado na Igreja, corpo de Cristo, e tornado participante do sacerdócio de Cristo.O Batismo imprime na alma um sinal espiritual indelével, o caráter; que consagra o batizado para o culto da religião cristã. Por causa do caráter; o Batismo não pode ser repetido.

 

DIAS E HORÁRIOS:

Penitência - Confissão

O perdão dos pecados cometidos depois do Batismo é concedido por meio dum sacramento próprio, chamado sacramento da Conversão, da Confissão, da Penitência ou da Reconciliação. Quem peca, ofende a honra de Deus e o seu amor, a sua própria dignidade de homem chamado a ser filho de Deus, e o bem-estar espiritual da Igreja, da qual cada fiel deve ser pedra viva. O sacramento da Penitência é constituído pelo conjunto de três atos realizados pelo penitente e pela absolvição do sacerdote. Os atos do penitente são: o arrependimento, a confissão ou manifestação dos pecados ao sacerdote e o propósito de cumprir a reparação e as obras de reparação. Aquele que quer obter a reconciliação com Deus e com a Igreja deve confessar ao sacerdote todos os pecados graves que ainda não tiver confessado e de que se lembre depois de ter examinado cuidadosamente a sua consciência. A confissão das faltas veniais, sem ser em si necessária é, todavia vivamente recomendada pela Igreja. Só os sacerdotes que receberam da autoridade da Igreja a faculdade de absolver; podem perdoar os pecados em nome de Cristo.

 Os efeitos espirituais do sacramento da Penitência são:

 – a reconciliação com Deus, pela qual o penitente recupera a graça;

–  a reconciliação com a Igreja;

–  a remissão da pena eterna, em que incorreu pelos pecados mortais;

–  a remissão, ao menos em parte, das penas temporais, conseqüência do pecado;

–  a paz e a serenidade da consciência e a consolação espiritual;

– o acréscimo das forças espirituais para o combate cristão.

Eucaristia

A Eucaristia é o coração e o cume da vida da Igreja, porque nela Cristo associa a sua Igreja e todos os seus membros ao seu sacrifício de louvor e de ação de graças, oferecido ao Pai uma vez por todas na cruz; por este sacrifício, Ele derrama as graças da salvação sobre o seu corpo, que é a Igreja. A celebração eucarística inclui sempre: a proclamação da Palavra de Deus, a ação de graças a Deus Pai por todos os seus benefícios, sobretudo pelo dom do seu Filho, a consagração do pão e do vinho e a participação no banquete litúrgico pela recepção do corpo e do sangue do Senhor Estes elementos constituem um só e mesmo ato de culto. É o próprio Cristo, sumo e eterno sacerdote da Nova Aliança, que, agindo pelo ministério dos sacerdotes, oferece o sacrifício eucarístico. E é ainda o mesmo Cristo, realmente presente sob as espécies do pão e do vinho, que é a oferenda do sacrifício eucarístico. Só os sacerdotes validamente ordenados podem presidir à Eucaristia e consagrar o pão e o vinho, para que se tornem o corpo e o sangue do Senhor. Os sinais essenciais do sacramento eucarístico são o pão de trigo e o vinho da videira, sobre os quais é invocada a bênção do Espírito Santo, e o sacerdote pronuncia as palavras da consagração ditas por Jesus durante a última ceia: Isto é o meu corpo, que será entregue por vós... Este é o cálice do meu sangue... Pela consagração, opera-se a transubstanciação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Cristo. Sob as espécies consagradas do pão e do vinho, o próprio Cristo, vivo e glorioso, está presente de modo verdadeiro, real e substancial, com o seu corpo e o seu sangue, com a sua alma e a sua divindade. Aquele que quiser receber Cristo na Comunhão eucarística deve encontrar-se em estado de graça. Se alguém tiver consciência de ter pecado mortalmente, não deve aproximar-se da Eucaristia sem primeiro ter recebido a absolvição no sacramento da Penitência. Tendo passado deste mundo para o Pai, Cristo deixou-nos na Eucaristia o penhor da glória junto d'Ele: a participação no santo sacrifício identifica-nos com o seu coração, sustenta as nossas forças ao longo da peregrinação desta vida, faz-nos desejar a vida eterna e desde já nos une à Igreja do céu, à Santíssima Virgem e a todos os santos.

Confirmação ou Crisma

A Confirmação completa a graça batismal; ela é o sacramento que dá o Espírito Santo, para nos enraizar mais profundamente na filiação divina, incorporar-nos mais solidamente em Cristo, tornar mais firme o laço que nos prende à Igreja, associar-nos mais à sua missão e ajudar-nos a dar testemunho da fé cristã pela palavra, acompanhada de obras. A Confirmação, tal como o Batismo, imprime na alma do cristão um sinal espiritual ou caráter indelével; é por isso que só se pode receber este sacramento uma vez na vida. O candidato à Confirmação, que atingiu a idade da razão (14anos), deve professar a fé, estar em estado de graça, ter a intenção de receber o sacramento e estar preparado para assumir o seu papel de discípulo e testemunha de Cristo, na comunidade eclesial e nos assuntos temporais. O rito essencial da Confirmação é a unção com o santo crisma na fronte do batizado, com a imposição da mão do ministro e as palavras: Recebe por este sinal o Espírito Santo, o Dom de Deus.

Matrimonio

O sacramento do Matrimônio significa a união de Cristo com a Igreja. Confere aos esposos a graça de se amarem com o amor com que Cristo amou a sua Igreja; a graça do sacramento aperfeiçoa assim o amor humano dos esposos, dá firmeza à sua unidade indissolúvel e santifica-os no caminho da vida eterna. Uma vez que o Matrimônio estabelece os cônjuges num estado público de vida na Igreja, é conveniente que a sua celebração seja pública, integrada numa celebração litúrgica, perante o sacerdote (ou testemunha qualificada da Igreja), as testemunhas e a assembléia dos fiéis. A unidade, a indissolubilidade e a abertura à fecundidade são essenciais ao Matrimônio. A poligamia é incompatível com a unidade do Matrimônio; o divórcio separa o que Deus uniu; a recusa da fecundidade desvia a vida conjugal do seu dom mais excelente. O novo casamento dos divorciados, em vida do cônjuge legítimo, é contrário ao desígnio e à Lei de Deus ensinada por Cristo. Eles não ficam separados da Igreja, mas não têm acesso à comunhão eucarística. Viverão a sua vida cristã, sobretudo educando os filhos na fé.
O que você precisa saber
O matrimônio é, para nós da Igreja Católica Apostólica Romana, um Sacramento. Como tal é União estabelecida por Deus, que nada pode separar. Neste sentido, um casal só pode querer este Sacramento de livre e espontânea vontade, por amor verdadeiro e no desejo de constituir uma familia cristã aberta para o dom de futuros filhos. Sem estas disposições ninguém deve se apresentar para pedir o casamento religioso.
A celebração do casamento é um ato de fé e não uma festa social. Como ato de fé deve ser praticado em espírito de oração e recolhimento. Em um casamento religioso a pompa e o luxo só desvirtuam o que está sendo celebrado. Quanto maior a sobriedade, maior a beleza da celebração.
Documentação necessária:
- Certidão de batismo atualizada para casamento: validade seis meses de atualização (se batizado);
- Comprovante de catequese de noivos;
- Comprovante de endereço (conta de telefone) – cópia
- Copia do RG;
- Menores de 21 anos deverão trazer os pais para assinar
Obs 1: Ao agendar o casamento exige-se 50% do valor da taxa.
Obs 2.: O prazo de entrega desta documentação é de 90 dias no máximo e no mínimo 60 dias.
DECORAÇÃO: DEIXE ESPAÇO PARA COMPLETAR POR FAVOR

Orientações para Celebração do Sacramento do Matrimônio

Prezados Noivos

É com grande alegria que acolhemos seu desejo de realizar em nossa igreja a celebração do seu casamento. É pelo Sacramento do Matrimônio que o homem e a mulher consagram a Deus o amor mútuo e tornam-se um para o outro instrumento e sinal da graça de Deus.
Foi no próprio seio do paraíso terrestre que Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só; eu vou dar-lhe uma auxiliar que lhe seja semelhante". (Gn 2, 18). E Deus tirou a mulher do lado de Adão: De uma carne fez dois seres.
Esse sacramento foi instituído pelo próprio Deus no início da criação quando deu a Adão uma companheira - Eva - para que vivessem juntos, numa só carne, em amor fiel e indissolúvel.

Jesus Cristo ratificou o preceito de Deus e estabeleceu uma união santa e indissolúvel entre um homem e uma mulher e lhes dá a graça de se amarem, procriarem e educarem seus filhos:

"cada homem tenha sua mulher e cada mulher seu marido. Que o marido cumpra seu dever em relação a mulher e igualmente a mulher em relação ao marido. A mulher não dispõe de seu corpo, mas sim o marido. Igualmente o marido não dispõe de seu corpo, mas sim a mulher. Não se recusem um ao outro...” (1Cor 7, 2-5).

Portanto é importante e espera-se que os casais ao procurarem uma Igreja para receberem a benção sacramental do matrimônio tenham uma consciência mínima da importância que é o Sacramento do Matrimônio para a Igreja e para a sociedade. Também é importante que não se preocupem tanto com a pompa e outros procedimentos que nada acrescentam ao casamento cristão.

Para facilitar o processo e a realização dos casamentos em nossa Paróquia informamos os procedimentos e normas que deverão ser seguidos e obedecidos pelos noivos:

 

 

 

1.   Quanto ao local da Celebração:

A igreja paroquial onde uma das partes tiver domicílio é o local próprio para a celebração do matrimônio.
Não são permitidas celebrações de casamentos em restaurantes, clubes, buffets ou qualquer local que não seja na igreja ou capelas da própria paróquia.

2.   Quanto ao processo:

O Processo Matrimonial deve ser iniciado com pelo menos quatro (4) meses de antecedência. Os documentos abaixo devem ser entregues na secretaria da Paróquia mais próxima da residência de um dos noivos, e pedir a Transferência.
Essa Transferência deverá ser entregue em nossa secretaria um  (1)mês antes do casamento.

 a.  Documentos necessários:

 I.     Quando os noivos pertencem à nossa Paróquia

Ø Certidão Original de batismo atualizada
( validade - 06 meses)
Ø Xerox do RG dos dois
Ø Comprovante de residência
Ø Comprovante de Curso de Noivos
Ø Autorização dos pais para menores de 18 anos

 II.   Quando os noivos não pertencem à nossa Paróquia

Ø Transferência (habilitação matrimonial) que deverá ser providenciada na Paróquia do noivo ou da noiva, com quatro meses de antecedência.

 b.  Entrevista com os noivos:

Em cumprimento ao que determina o Código de Direito Canônico, faz parte do processo Matrimonial a realização de uma entrevista com os noivos, marcada na secretaria da Paróquia.

 

 

 

      c.   Padrinhos:

A igreja pede duas (2) testemunhas (padrinhos), as quais deverão apresentar os seguintes dados: nome, RG, idade, nacionalidade, estado civil, profissão e endereço completo.  Por uma questão de conforto, recomendamos aos noivos que escolham no máximo quatro (4) casais de padrinhos, para cada um dos noivos, além dos pais.

3.   Quanto aos horários disponíveis para marcação da celebração:

Em nossa Paróquia estão disponibilizados para celebração do Sacramento do Matrimônio os seguintes horários:
Ø Sexta - feira: 20h30m.
Ø Sábado: 11h e 20h.

No tempo da quaresma não são marcados casamentos.
4.   Quanto a pontualidade:

Solicitamos aos noivos especial atenção quanto ao cumprimento do horário.
A celebração terá início exatamente na hora marcada. Em caso de atraso, serão realizados somente os procedimentos estritamente necessários à celebração religiosa, com abreviação ou mesmo eliminação de outros que não sejam litúrgicos, tais como cortejo solene de entrada, daminhas, músicas, etc.
Lembramos que atrasos normalmente são injustificáveis e caracterizam falta de respeito com os convidados bem como com os Ministros da Igreja.
5.   Quanto a cerimônia civil
a.  Quando o casamento civil for realizado antes do religioso, basta entregar à paróquia uma cópia da certidão, com uma semana de antecedência.

 b.  Quando o casamento civil for realizado depois do religioso, é necessário entregar à paróquia uma declaração do cartório com dia, hora e local da cerimônia, com 15 dias de antecedência. Não é possível celebrar o casamento religioso sem que haja o casamento civil.
c.  Para casamento religioso com efeito civil, informe-se na secretaria da paróquia.

6.   Quanto à cerimônia religiosa

No dia do matrimônio não serão permitidos, em hipótese alguma, atrasos nas cerimônias.

O noivo, os pais e padrinhos (tanto do noivo como da noiva) deverão chegar (30) trinta minutos antes da hora marcada.

A noiva deverá chegar no mínimo  cinco (5) minutos antes do início da celebração, colocando o carro em frente a porta principal da igreja.

A celebração será iniciada no horário previsto independentemente se todos os pais, padrinhos e damas estiverem presentes.

Só será permitido a realização de no máximo 4 (quatro) cortejos:

     - Entrada dos pais e padrinhos
- Entrada do noivo
- Entrada da noiva;
- Entrada das alianças, que pode ser antes da entrada
da noiva   ou antes da bênção das alianças;
             Não é permitido a entrada de animais.

7.   Quanto ao celebrante:

É possível convidar um bispo, padre ou diácono amigo, de outra paróquia, para celebrar seu casamento. Para tanto é necessário fornecer à nossa secretaria o nome completo, paróquia e telefone do celebrante para que o mesmo seja devidamente autorizado pelo pároco.

8.   Quanto a taxa:

Para cobrir custos, cobramos uma taxa que deverá ser paga no momento da confirmação da data do casamento. Consultar valores na secretaria.
Obs. Em caso de desistência não haverá devolução.

 

 

 

 

9.   Quanto a serviços prestados por terceiros:

Com o intuito de facilitar a realização do casamento, serviços de foto, vídeo, decoração e musica só poderão ser escolhidos entre os profissionais abaixo relacionados que já conhecem os procedimentos e normas da paróquia para desenvolvimento de suas atividades.

Foto e Vídeo

ARTINE FOTÓGRAFO
www.artineoseufotografo.com
artineoseufotografo@globo.com
Fone: 4191-1360 / 7832-2575

ALPHA STYLLU’S PRODUÇÕES
www.alphastyllus.com.br
atendimento@alphastyllus.com.br
Fone:3654-2197/3681-5849/9887-2300  9731-4001/97872-7213/97872-7215

ART & MANHA Foto e Vídeo
Art-manha@art-manha.com
Fone: 2935-3404 /98985-9100/
96672-172
Marcia Souza (fotógrafa)5

AÇÃO VIDEO
acaovideo@acaovideo.com.br
www.acaovideo.com.br
Fone: 2098-4977 / 2294-4144

ALPHAMAKER – Produções
www.alphamaker.com.br
contato@alphamaker.com.br
Fone: 4554-1662/ 97739-1128

ALEX VALERIO FILMES
www.alexvalerio.com.br
contato@alexvalerio.com.br
Fone:3657-3365/ 94985-1441

DELLAPHOTO
www.dellaphoto.com.br
contato@dellaphoto.com.br
Fone: 5041-7690/2476-7690
96083-1011

CACÁ PRODUÇÕES
www.cacaproducoes.com.br
www.kakaproducoes.com.br
Fone: 4201-3713/99783-8215/ Id.9*53499

FOTO STUDIO EQUIPE
www.fotostudio.com.br
atendimento@fotostudio.com.br
Fone: 5183-9229 / 5183-8088

ESTUDIO TAVARES
www.estudiotavares.com.br
marcia@estudiotavares.com.br
contato@estudiotavares.com.br
Fone:3931-4798/98182-9949

IUSTI FOTOGRAFIA
www.iusti.com.br
comercial@iusti.com.br
Fone:4705-0191/98636-3006/96153-7124/3042-3441

GENI- Equipe Geniphoto
www.geniphoto.com.br
nitamar@geniphoto.com.br
Fone:4618-5965/4326-8613/99908-4554

LUCIANA CÁSSIA
www.lucianacassia.com.br
MSN: fotolucassia@hotmail.com
Fone:3846-6972 /99597-5321

LOZANIS PRODUÇÓES
www.lozanisproducoes.com.br
lozanis@uol.com.br
Fone:2576-5235//4183-5199/
97399-6340

PHOTO STUDIO VENEZA
www.fotoveneza.com.br
vendas@fotoveneza.com.br
Fone: 4707-3762 /4619-28345

NILSON VERSATTI
www.nilsonversatti.com.br
contato@nilsonversatti.com.br
Fone:3062-8999 / 3872-0707

 

 

RG FOTOGRAFIA
www.rgfotografia.com
Fone: 4153-6218 / 7615-0419
96285-7007

QUEST DIGITAL Foto & Vídeo
www.questdigital.com.br
casa@questdigital.com.br
Fone: 2971-2245 / 97806-9118

S.R. FOTOGRAFIAS
www.srfotografias.com.br
atendimento@srfotografias.com.br
Fone: 3685-2725 / 99797-3938

ROQUE Arte em Foto
fotoroque@yahoo.com.br
Fone: 3222-2698 / 96865-1871

SCREEN ART – Foto e Filmagem
www.screenart.com.br
screenart@screenart.com.br
Fone: 3052/3072/3804-9513 /
7720-5188

SCENA FOTO & VÍDEO
www.scena.com.br
vendas@scena.com.br
Fone: 3848-9466 / 3848-9186

TARDELLI PHOTOS
www.tardelliphotos.com.br
Fone: 3685-2439/3448-2228/98100-1555

TARTARI FOTO & VIDEO
www.tartarivideo.com.br
contato@tartarivideo.com.br
Fone: 2389-5134/2338-3212

ZOTARELI- Foto & Video
www.zotarelifotoevideo.com
contato@zotarelifotoevideo.com
Fone: 3696-2174/99603-5298

VIDEOMAR- Foto & Filmagem
www.videomar.com.br
marcosoliveira@videomar.com.br
Fone: 3609-6719/ 97885-7108/
4620-1996

 

           Decoração

ATELIÊ TATIANA VIEIRA
Instagram: Tatiana Vieira
atendimento@tatianavieira.net
Fone: 41546374 96070-6055

BERNADETH FLORES
bernadethflores@terra.com.br
Fone: 4153-6304 / 4153-6551 /
99226-8803

FELIPE DCORA
www.felipedcora.com.br
felipedcora@felipedcora.com.br
3695-3018/3013-8481/7904-2243

FÁTIMA CORREDOURA
Decoração e Assessoria p/eventos
fatimacorredoura@hotmail.com
Fone: 3654-2033 / 3683-9040

DECORAÇÃO & ASSESSORIA
www.decoracoeseassessoria
Regina_decoracões_@hotmail.com
fone: 4789-7273/9 -7361-6691

INN DECOR
www.inndecor.com.br
iranice@inndecor.com.br
Fone: 4153-6511 / 97628-4820

IZILDA DECORAÇÕES
izildadecorações@bol.com.br
Fone: 3682-6307 / 3426-3627
98511-6524

JANETE COSTA -  DECORAÇÕES
www.janetecosta.com.br
Fone: 3691-7702 / 98905-3595 /
6715-6087

LÚCIA CÔRTE REAL & TAFURI DECORAÇÕES
www.luciacortereal.com.br
luciacorte-real@uol.com.br
6
Fone: 3834-1544 / 99262-5894

MARCIA MONTEIRO DECORAÇÕES
www.marciamonteirodecoracoes.com.br
marciamonteirodecoracoes@hotmail.com
Fone: 9532-2912 / 9933-9699

NICE AVELAR
www.niceavelar.com.br
Fone: 4154-1884 / 97833-1778/
2533-6880

ORLANDO QUINTALE- Paisagismo, Design & Eventos
www.orlandoquintale.com.br
contato@orlandoquintale.com.br
Fone:2863-2572 99141-6288

ROSE EVENTOS - DECORAÇÕES
www.roseeventos.com.br
Fone: 3714-4665 / 3781-5767 /
99285-4007

ROSA MACEDO
www.rosamacedo.com.br
eventos@rosamacedo.com.br
Fone: 4153-7274 / 99613-2844

ROSE RAMOS
www.roseramos.com.br
rose@roseramos.com.br
Fone: 4195-2544 / 97527-3848

TELMA DECORAÇÕES
telmafcastro@hotmail.com
Fone: 4153-3352 / 98270-1430

TUTTI FLORA DECORAÇÕES
www.tuttiflora.com.br
faleconosco@tuttiflora.com.br
Fone: 3835-3454 / 3837-9918

SPAZIO LIVIANTHUS- Decorações
www.spazioldecoracoes.com.br
contato@spazioldecoracoes.com.br
3682-3388/8516-5902/7758-
0305/Id*1310814

re

Obs.
- Para evitar danos nos bancos da igreja, não é permitida a      colocação de arranjos diretamente sobre os mesmos. Os arranjos no corredor só serão permitidos se forem colocados sobre colunas ou pedestais. Caso haja necessidade de fixação das colunas ou pedestais, deverá ser feita com fitilhos.Também não será permitido a colocação de qualquer tipo de folhagens no piso da área interna e externa da igreja.
-       Havendo mais de um casamento na mesma data os casais deverão combinar e dividir entre si as despesas relativas à ornamentação que deverá atender todos os casamentos do dia.
-       Além do altar principal também deverão receber decoração os altares laterais (Nossa Senhora e São José).
-       Caso haja interesse na retirada da decoração só será permitida após a realização do último casamento do dia e as que estão no corredor, devendo permanecer a decoração que estão nos três altares.
-       Não é permitido em nenhum momento que se jogue pétalas de rosa, arroz, etc.,  nas dependências da igreja, por isso solicitamos aos noivos que colaborem e avisem familiares e amigos.

 

7

            Música / Coral

Durante a cerimônia religiosa só devem ser executadas músicas que sejam sacras ou clássicas, não se recomendando músicas de novelas, filmes ou outras de caráter profano.

O teclado deverá ser usado apenas com sons de órgão ou piano e os instrumentos de percussão apenas com efeito sinfônico, não sendo permitida a condução de ritmo (bateria), desde a “sala de espera” até a benção final.

O coral escolhido não deverá executar cantos nos momentos litúrgicos da palavra, do consentimento e da benção nupcial.

A “sala de espera” tem por finalidade oferecer aos convidados um ambiente acolhedor e favorável ao encontro com Deus. As músicas instrumentais clássicas ou barroco e as músicas sacras são as mais apropriadas e recomendadas para este momento.

Lembramos que estamos no interior de uma igreja, cujo ambiente é sagrado e digno de respeito, por isso o volume da música deve ser adequado a este tipo de ambiente.

AGAPE CORAL & ORQUESTRA
www.cerimonialagape.com.br
contato@honoratoproducoes.com
Fone: 4257-1651 / 4624-0552/96377-4451/96362-2855/96220-4219

ALLEGRO CORAL & ORQUESTRA
www.allegrocoral.com.br
Fone: 5055-8808 / 5055-4006

 

BANDA MOMENT’S CORAL & ORQUESTRA
www.bandamoments.com.br
bandamoments@bandamoments.com.br
Fone: 3961-4116/ 99979-6467/
97406-2454

 

BACCARELLI CORAL E ORQUESTRA
www.baccarelli.com.br
Fone: 5549-2011 / 5575-2134
contato@baccarelli.com.br

CORAL VIVART
www.violinosvivart.com.br
contato@coralvivart.com.br
Fone: 2092-4163 / 98122-9060 /
97880-9770

CORAL MERLYN
www.coralmerlyn.com.br
Fone: 2682-2662 / 2682-0542

CORAL METROPÓLIS
www.coralmetropolis.com.br
metropolis.music@hotmail.com
Fone: 3686-7822/4186-5015
97664-3249 / 98271-4202

DB PRODUÇÕES
www.danielbrotto.com.br
danielbrotto@globomail.com
Fone: 4154-1118 / 99682-0751

DEL CHIARO- Coral e Orquestra
www.musicaclassica.com.br
Natalia@coraldelchiaro.com.br
Fone: 4259-1815/97356-1664

FORTÍSSIMO CORAL & ORQUESTRA
www.fortissimocoral.com.br
contato@fortissimocoral.com.br
Fone: 3447-3849 / 96052-5505

8

 

GIOVANNA MAIRA
www.giovannamaira.com.br
Fone: 3682-4077 / 99714-5973

IONE COSTA CORAL & ORQUESTRA
www.coralionecosta.com.br
Fone: 3167-3385  / 99651-8547

 

LUMEN CORAL E BANDA
www.musicalumen.com.br
lumen@musicalumen.com.br
2157-0187/ 97264-0900

MARCELO MATTOS
www.marcelomattos.com.br
Fone: 4688-3000 / 97877-1872

MAGNIFICAT CORAL & ORQUESTRA
www.coralmagnificat.com.br
Fone: 3673-5890 / 3672-5216

MG PRODUÇÕES MUSICAIS
mgproducoes@superig.com.br
Fone: 3461-7171 / 97873-5628

MARCIA CASAMENTOS
contato@marciacasamentos.com.br
www.marciacasamentos.com.br
Fone: 4311-3616/ 98948-1011

ONE CORAL & ORQUESTRA
www.onecoral.com.br
contato@onecoral.com.br
Fone: 3277-6539 / 99274-3422

PITERI CORAL E ORQUESTRA
www.pitericoraleorquestra.com
contato@pitericoraleorquestra.com
Fone: 2765-9406 / 97739-6344

RUBENS LUIS
www.rlmusic.com.br
rlmusic@ig.com.br
Fone: 3110-3330 / 98546-5596

SINFONIA EVENTOS E PRODUÇÕES
www.sinfoniacoraleorquestra.com.br
sinfonia@terra.com.br
Fone: 5573-6525 / 98327-5857

SONNETTO- Produções
www.sonnettoproducoes.com.br
sonnettoproducoes@gmail.com
Fone: 3422-3962/96773-0011/98102-4078

TOCCATA CORAL & ORQUESTRA
www.toccata.com.br
toccata@toccata.com.br
3871-5933 / 30234292

VOZ ATIVA
www.vozativamadrigal.com.br
Fone: 3656-2776

VIVACE – GRUPO MUSICAL
www.grupovivacemusical.com.br
Fone: 3599-4325 / 97335-8662

ZAFIRA MUSIC
www.zafiramusic.com.br
Fone: 3607-1224 / 99796-8102/
97457-5719

 

          Importante

Pedimos que nos sejam comunicados com antecedência os nomes dos profissionais que prestarão serviço em sua cerimônia (música, decoração, fotos, vídeo), para que no dia não haja qualquer tipo de problema que possa vir atrapalhar sua cerimônia.

A paróquia não se responsabiliza pelos acordos feitos entre os noivos e os profissionais e nem pelos serviços prestados pelos mesmos.

Ordem

A Igreja é, na sua totalidade, um povo sacerdotal. Graças ao Batismo, todos os fiéis participam no sacerdócio de Cristo. Esta participação chama-se «sacerdócio comum dos fiéis». Na base deste sacerdócio e ao seu serviço, existe outra participação na missão de Cristo: a do ministério conferido pelo sacramento da Ordem, cuja missão é servir em nome e na pessoa de Cristo-Cabeça no meio da comunidade. O sacerdócio ministerial difere essencialmente do sacerdócio comum dos fiéis, porque confere um poder sagrado para o serviço dos mesmos fiéis. Os ministros ordenados exercem o seu serviço junto do povo de Deus pelo ensino, pelo culto divino e pelo governo pastoral. Desde as origens, o ministério ordenado foi conferido e exercido em três graus: o dos bispos, o dos presbíteros e o dos diáconos. Os ministérios conferidos pela ordenação são insubstituíveis na estrutura orgânica da Igreja: sem bispo, presbíteros e diáconos, não pode falar-se de Igreja. O bispo recebe a plenitude do sacramento da Ordem que o insere no colégio episcopal e faz dele o chefe visível da Igreja particular que lhe é confiada. Os bispos, enquanto sucessores dos Apóstolos e membros do Colégio têm parte na responsabilidade apostólica e na missão de toda a Igreja, sob a autoridade do Papa, sucessor de São Pedro. Os presbíteros estão unidos aos bispos na dignidade sacerdotal e, ao mesmo tempo, dependem deles no exercício das suas funções pastorais. Os presbíteros recebem do bispo o encargo de uma comunidade paroquial ou de uma função eclesial determinada. Os diáconos são ministros ordenados para as tarefas de serviço da Igreja; não recebem o sacerdócio ministerial, mas a ordenação confere-lhes funções importantes no ministério da Palavra, culto divino, governo pastoral e serviço da caridade, encargos que eles devem desempenhar sob a autoridade pastoral do seu bispo. A ordenação imprime um caráter sacramental indelével. A Igreja confere o sacramento da Ordem somente a homens (viris) batizados, cujas aptidões para o exercício do ministério tenham sido devidamente reconhecidas.

Unção dos enfermos

A unção dos enfermos é um rito cristão dedicado aos enfermos, realizado com óleo.

Também chamada de último sacramento ou Santa Unção é um dos sete sacramentos do catolicismo, normalmente o último que se recebe em vida. Normalmente, administra-se este sacramento aos enfermos e àqueles que estejam em risco de morte. Este sacramento era conhecido como extrema unção, pois era administrado in articulo mortis (a ponto de morrer).

Diz o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica [1] que "A compaixão de Jesus pelos doentes e as numerosas curas de enfermos são um claro sinal de que, com Ele, chegou o Reino de Deus e a vitória sobre o pecado, o sofrimento e a morte. Com a sua paixão e morte, Ele dá um novo sentido ao sofrimento, o qual, se unido ao seu, pode ser meio de purificação e de salvação para nós e para os outros." (n. 314) e "A Igreja, tendo recebido do Senhor a ordem de curar os enfermos, procura pô-la em prática com os cuidados para com os doentes, acompanhados da oração de intercessão. Ela possui sobretudo um sacramento específico em favor dos enfermos, instituído pelo próprio Cristo e atestado por São Tiago: «Quem está doente, chame a si os presbíteros da Igreja e orem por ele, depois de o ter ungido com óleo no nome do Senhor» (Tg 5,14-15)." (n. 315).

 

Assim o refere o Catecismo da Igreja Católica:

1514. - A Unção dos Enfermos "não é sacramento só dos que estão no fim da vida. É certamente tempo oportuno para a receber quando o fiel começa, por doença ou por velhice, a estar em perigo de morte"(SC 73).

Horários de Missas:

Segunda-feira às 7h | Terça a sexta-feira, 19h | Sábado, 18h | Domingo, 9h, 11h e 18h.

 

Av. Bom Pastor, 500 | Alphaville - Santana de Parnaíba - SP

Contato: (11) 4153.1114  |  bompastor@interair.com.br