O Pe. Diego Marques Araujo foi ordenado sacerdote em 24 de julho de 2020, no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, pelas mãos de Dom Vicente Costa, após concluir sólida formação teológica, filosófica e pastoral. Sua Paróquia de origem é a Paróquia São Roque – Cruzeiro, Vila Progresso, Jundiaí.
Em 9 de fevereiro de 2025, assumiu a missão de novo pároco da Paróquia Bom Pastor, em Santana de Parnaíba, trazendo consigo uma trajetória marcada por zelo, sensibilidade pastoral, escuta atenta e dedicação ao povo de Deus.
Antes de sua chegada à Paróquia Bom Pastor, atuou como vigário paroquial na Paróquia São Francisco de Assis, em Várzea Paulista, e posteriormente como administrador paroquial e pároco da Paróquia São João Batista, em Itu. Em cada comunidade, deixou um testemunho de fé viva, acolhimento fraterno e presença próxima junto às famílias e agentes pastorais.
Ao longo de sua caminhada, Pe. Diego também colaborou intensamente com a formação espiritual na Diocese de Jundiaí, assessorando encontros, retiros e momentos formativos, inclusive junto aos diáconos permanentes e suas famílias.
Padre Diego é devoto de Nossa Senhora do Carmo e de São Miguel Arcanjo. Seu lema diaconal é: “Ele conforta os corações despedaçados, Ele enfaixa suas feridas e as cura.” (Sl 146[147],3), e o lema presbiteral é: “É Ele quem cuida de vós.” (1Pd 5,7b).
A Paróquia Bom Pastor se alegra por tê-lo como pastor e caminha com ele na construção de uma comunidade cada vez mais orante, fraterna e comprometida com a missão evangelizadora.
Formação Acadêmica
• Licenciado em Matemática pelo Centro Universitário Padre Anchieta de Jundiaí
• Licenciado em Filosofia pela Faculdade de São Bento de São Paulo
• Bacharel em Teologia pela Universidade Salesiana de São Paulo
• Bacharel em Teologia pela Università Pontifícia Salesiana (Roma)
• Pós-graduando em Tanatologia pela Faculdade Metropolitana de Ribeirão Preto
Trajetória Pastoral e Missionária
• 2019 – Missão em Roraima (jan–jul): Paróquias São João Batista (São João da Baliza e São Luiz do Anauá) e Santo Isidoro (Caroebe)
• 01/11/2019 – Ordenação Diaconal na Paróquia São Roque – Cruzeiro (Jundiaí)
• 2019 – Diácono na Paróquia São Roque – Cruzeiro (provisão de 1º de novembro)
• 2020 – Diácono na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Várzea Paulista (provisão de 25 de janeiro)
• 24/07/2020 – Ordenação Presbiteral no Santuário Diocesano N. S. Aparecida (Jundiaí)
• 2020 – Vigário Paroquial na Paróquia São Francisco de Assis, Várzea Paulista (provisão de 8 de agosto)
• 2022 – Administrador Paroquial da Paróquia São João Batista, Itu (provisão de 24 de fevereiro)
• 2023 – Pároco da Paróquia São João Batista, Itu (provisão de 8 de outubro)
• 2025 – Pároco da Paróquia Bom Pastor, Alphaville (provisão de 9 de fevereiro)
Atividades Atuais na Diocese de Jundiaí
• Pároco da Paróquia Bom Pastor – Alphaville
• Assessor Diocesano dos Diáconos Permanentes
• Diretor da Escola Diaconal Santo Estêvão
• Professor no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Desterro, no Núcleo Propedêutico Sagrada Família, na disciplina de Catecismo da Igreja Católica
• Assessor Diocesano da Pastoral do Empreendedor Cristão
• Conselheiro Espiritual da Equipe de Nossa Senhora 11D – Jundiaí
Nascido em 13 de julho de 1945, Antoninho Roberto Matheus, carinhosamente chamado de Toninho, iniciou sua missão diaconal na Paróquia Bom Pastor em 6 de dezembro de 1988, permanecendo em serviço até 30 de maio de 2020. O convite para abraçar essa vocação veio do Pe. Paulo Toni, foi acolhido por Dom Roberto Pinarello Almeida, 2º Bispo Diocesano de Jundiaí, e sua ordenação aconteceu pelas mãos de Dom Amaury Castanho, 3º Bispo Diocesano.
Após muitos anos de dedicação e entrega à comunidade, Toninho tornou-se diácono emérito da Paróquia, mas segue atuando com alegria em algumas funções, como celebrações da Palavra, batizados e casamentos.
Casado com Angélica, é pai de três filhos e avô orgulhoso de três netos. Mora no bairro desde junho de 1980.
Para sua formação, frequentou por três anos e meio a Escola Diaconal Santo Estevão, da Diocese de Jundiaí. Na Paróquia, sempre esteve presente nas missas, casamentos, batizados e nas ações evangelizadoras. No âmbito diocesano, contribuiu também como membro da Diretoria da Comissão Diocesana de Diáconos, foi Diácono Referência na Região Pastoral X e hoje atua como Juiz Auditor no Tribunal Eclesiástico.
Devoto de Nossa Senhora Aparecida, tem como inspiração para a vida cristã São José, patrono da família e do trabalho, São Paulo, o apóstolo missionário, e Santo Antônio, protetor dos pobres e oprimidos.
O Diácono Fellipe Vendramim é um dedicado membro do clero na Paróquia Bom Pastor, onde exerce seu ministério diaconal com zelo e compromisso.
Nascido em 15 de novembro de 1972, foi ordenado diácono permanente em 15 de maio de 2022, após completar 6 anos de formação teológica e pastoral.
O incentivo para assumir a missão veio do Bispo Dom Vicente Costa – 5º Bispo Diocesano de Jundiaí, e apoiado pelos párocos Carlos Rafael Casarin e Paulo Toni Júnior.
Desde então, o Diácono Fellipe tem colaborado ativamente nas celebrações litúrgicas, proclamando o Evangelho, acompanhando pastorais e realizando visitas aos doentes da comunidade. Seu serviço é marcado pela simplicidade, pela fé e pelo desejo sincero de ajudar a fortalecer a caminhada espiritual dos fiéis.
Durante a pandemia, Fellipe e outros paroquianos idealizaram um projeto para distribuir refeições para comunidades carentes vizinhas da região, e juntos fundaram a Associação Católica Amigos Bom Pastor, que faz em média 15 mil quentinhas por ano.
Fellipe é casado, pai de duas filhas e mora em Alphaville desde 2001.
Ao ser ordenado, escolheu como lema o versículo do Salmo 22(23): “O Senhor é o pastor que nos conduz; felicidade e todo bem hão de seguir-me” — uma expressão de confiança e entrega à vontade de Deus que marca sua caminhada. É devoto de Nossa Senhora de Lourdes, São José e São Miguel Arcanjo, a quem recorre com fé em sua missão de servir.
O primeiro padre a trabalhar aqui, em Alphaville – Santana de Parnaíba, foi o Pe. Guilherme Krupp, que celebrava inicialmente nas residências dos moradores, por não ter ainda uma igreja no bairro.
Em 1983, a Construtora Albuquerque Takaoka doou um terreno de mil e quinhentos metros, em frente ao Residencial 9, para a construção de uma Capela, como se dizia na época.
Foi sucedido pelo Pe. Achilles Marenghi, do Clero Diocesano de Jundiaí, e após pouco tempo, pelo Pe. Chistovão Arnault, da Congregação dos Padres do Espírito Santo, que construiu a Casa Paroquial.
Diante da fragilidade do padre e das necessidades pastorais, foi criada a Paróquia Bom Pastor de Alphaville, desmembrada da Paróquia de Santa Ana. Aos 27 de novembro de 1993, D. Roberto Pinarello de Almeida, Bispo Diocesano de Jundiaí, deu posse ao Pe. Paulo Toni Jr. na missão de pároco. Foram criadas várias pastorais e incentivadas as que já existiam; e o grande projeto era a construção do templo para acolher os fiéis.
Com o crescimento dos frequentadores, percebia-se que era pequeno o terreno à disposição. O Pe. Paulo, então, procurou o Dr. Renato Albuquerque, acompanhado do Eng. Othílio Moura, apresentando projeto remodelado e pedindo a doação da área ao lado da antiga Igreja e Casa Paroquial já construídas.
Assim foi doado o atual terreno de aproximadamente vinte e três mil metros. Toda comunidade se empenhou na nova construção, e aos 3 de maio de 1998 foi consagrado o Templo atual por D. Amaury Castanho, Bispo Diocesano. No altar principal, um granito de uma tonelada, estão colocadas – como antigo costume cristão – as relíquias de São Vicente de Paulo, Santa Luiza de Marilac e Santa Catarina Labouré, cujos túmulos se encontram em Paris, na Capela da Medalha Milagrosa.
No Advento de 1999, foram inaugurados três sinos, dedicados a Imaculada Conceição, a São José e ao Papa João Paulo II, respectivamente.
No Ano Santo de 2000, foi inaugurado o Domus Mater Dei (nome dado em homenagem a Mãe de Deus), com salas de reunião e catequese.
Em 2001, o Pe. Paulo, com um grupo de paroquianos(as), funda a Comunidade de Amor Rainha da Paz, para atendimento a crianças pobres com alguma deficiência física ou mental.
Aos 8 de dezembro de 2004, foi colocada a pedra fundamental da atual construção da Rainha da Paz.
Em fevereiro de 2005, assumiu o segundo pároco, o Pe. Félix Xavier, também do Clero Diocesano, que permaneceu até fevereiro de 2011, quando o Pe. Carlos Rafael Casarin é nomeado o terceiro pároco. Em janeiro de 2018, D. Vicente Costa, Bispo de Jundiaí, nomeia o quarto pároco, o Pe. Paulo Toni Jr.
Em Janeiro de 2025, D. Arnaldo Carvalheiro nomeia como quinto pároco Pe. Diego Marques Araujo
Deus seja louvado nesta bela caminhada de tantos irmãos e tantas irmãs, alguns desses já na Casa do Pai, que colaboraram e tornaram possível o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, o Bom Pastor!
Segunda: 8h á 17h30
Terça a sexta: 8h ás 19h
Sábado: 8h ás 18h
Domingo: 8h ás 12h e das 17h ás 19h
(11) 4153-1117
(11) 4153-3492
secretaria@bompastoralphaville.org.br
secretaria@bompastoralphaville.org.br
Av. Bom Pastor, 500
Alphaville – Santana de Parnaíba – SP