/
Comunhão para Enfermos

Comunhão para Enfermos

“Se a pessoa não pode ir até Jesus, a Igreja leva Jesus até ela.”

Na vida de fé, a participação na Santa Missa e o recebimento da Eucaristia são fonte de força, consolo e união com Cristo. No entanto, nem todos os irmãos e irmãs da comunidade conseguem estar fisicamente presentes nas celebrações. Muitos, por motivo de doença, idade avançada ou limitações físicas, vivem essa ausência com saudade e, muitas vezes, com dor no coração.

Pensando nesses fiéis, a Igreja oferece um gesto profundamente amoroso e pastoral: a Comunhão para os enfermos. Por meio dessa visita, Jesus Eucarístico é levado até aqueles que não podem vir à igreja, como sinal de comunhão, cuidado e presença de Deus em suas vidas, mesmo no sofrimento.

A Comunhão aos enfermos é levada por um diácono ou ministro extraordinário da Eucaristia, com todo o respeito e reverência. Antes de receber o Corpo de Cristo, o enfermo é convidado a participar de breves orações.

Essa visita não é apenas um ato religioso: é um verdadeiro encontro de fé, consolo e esperança, que reaviva a dignidade e a força interior da pessoa enferma, muitas vezes fragilizada física e emocionalmente. A presença da Igreja em sua casa é também um sinal de que ninguém está sozinho em sua dor.

Se você tem em sua família ou conhece alguém que está impossibilitado de participar da Missa por motivo de enfermidade, entre em contato com a secretaria da paróquia. Será um privilégio para nós levar a Eucaristia até esse irmão ou irmã, e assim manter viva a comunhão com Cristo e com a comunidade.