/
Ornamentação

Pastoral da Ornamentação

A Pastoral da Ornamentação tem como missão preparar o espaço litúrgico com cuidado, reverência e bom gosto, ajudando a comunidade a viver com mais profundidade os tempos e celebrações da fé. Muito mais do que embelezar o ambiente, essa pastoral tem um papel litúrgico e espiritual, pois contribui para que a casa de Deus esteja sempre acolhedora e em sintonia com o mistério celebrado.

Na tradição da Igreja, a ornamentação do templo — especialmente com flores e tecidos — é um sinal da alegria, da solenidade e do respeito diante da presença de Deus. Cada arranjo, cor e elemento visual deve refletir o tempo litúrgico e favorecer o recolhimento, a oração e a comunhão com o Senhor.

Por isso, a ornamentação segue o calendário litúrgico, respeitando cores, formas e simplicidade de cada tempo (Advento, Natal, Quaresma, Páscoa, Tempo Comum). Evita exageros ou distrações, mantendo a sobriedade e a harmonia com o altar e o presbitério e valoriza a beleza como expressão da fé, ajudando a assembleia a entrar no clima espiritual da celebração.

Os membros dessa pastoral são responsáveis por planejar e montar arranjos florais e decorações de acordo com cada celebração; colaborar com a equipe de liturgia, garantindo que a ornamentação esteja integrada à celebração da Palavra e da Eucaristia;

Para participar da Pastoral da Ornamentação, é importante conhecer (ou estar disposto a aprender) sobre arranjos florais, tipos de flores e combinações de cores; ter sensibilidade artística e senso de beleza, harmonia e proporção; Ter espírito de equipe, organização e serviço discreto; ter zelo pela liturgia e pela casa de Deus; respeitar os princípios litúrgicos e trabalhar em unidade com os outros ministérios da paróquia.

Não é necessário ser florista profissional — o que conta é a disposição para aprender e oferecer o melhor para Deus com carinho e simplicidade.

Se você tem amor pela liturgia, senso estético e alegria em servir, venha fazer parte da Pastoral da Ornamentação. Sua criatividade pode se transformar em oração silenciosa, ajudando toda a comunidade a encontrar Deus também na beleza do sagrado.

Faça parte da Pastoral da Ornamentação