/
Sacramento da Penitência

Sacramento da Penitência (Confissão ou Reconciliação)

“Deus, rico em misericórdia, nos espera de braços abertos para nos oferecer o perdão.”

O Sacramento da Penitência — também chamado de Sacramento da Reconciliação ou, popularmente, de Confissão — é o encontro pessoal do fiel com a misericórdia de Deus. Instituído por Jesus Cristo, é o meio pelo qual os pecados cometidos depois do Batismo são perdoados, restaurando a graça e a amizade com Deus e com a Igreja. 

Somente os sacerdotes (padres) têm autoridade para ministrar o Sacramento da Penitência. Eles agem “in persona Christi” — ou seja, na pessoa de Cristo — e estão obrigados ao sigilo sacramental absoluto, nunca podendo revelar o que foi dito em confissão. 

É recomendado confessar-se sempre que se comete um pecado grave (mortal). No entanto, os pecados veniais (leves) também devem ser confessados, como forma de crescimento espiritual.

A Igreja recomenda a confissão ao menos uma vez por ano, especialmente nos tempos do Advento e da Quaresma, mas muitos fiéis encontram força e paz ao se confessar com mais frequência.

A confissão frequente é altamente recomendada, pois nos ajuda a manter o coração limpo, a consciência vigilante e a alma fortalecida pela graça. Mas é importante evitar os escrúpulos (culpa excessiva) e o uso mecânico do sacramento.

Confessar-se com humildade e sinceridade é um caminho seguro para a santidade.